Um dia após a tempestade que devastou Santa Maria, os reparos pelas ruas da cidade continuam. Desde o início da manhã de ontem, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Cruz Vermelha trabalham na retirada de árvores e atendimento às famílias mais afetadas pela situação. Em todo o Estado, são mais de 112 mil clientes da RGE Sul que ainda estão sem luz. De acordo com a concessionária, não há previsão de retorno, mas as equipes continuam realizando os reparos na rede.
VEJA UMA GALERIA COMPLETA DA RECONSTRUÇÃO DE SANTA MARIA
Na manhã desta sexta-feira, a reportagem do Diário voltou às ruas e acompanhou o trabalho das equipes de reparos pela cidade. O coordenador regional da Defesa Civil, major Gerson Freitas, informou que as cidades mais afetadas na Região Central foram Santa Maria, Itaara, Júlio de Castilhos, Quevedos e Santiago. Entretanto, nenhum dos municípios decretou situação de emergência devido à tempestade, que teve rajadas de vento que atingiram 117 km/h na madrugada de ontem, de acordo com a Estação Meteorológica da Base Aérea de Santa Maria.
– O pico da crise já passou e, agora, estamos na fase de atendimento às famílias e locais mais afetados. Ainda tem alguns municípios que estão sem luz e, por conta disso, não conseguimos contato para saber como está a situação, mas o mais grave já passou – explicou o major.
Depois da chuva, temperaturas cairão no final de semana
Na residência na Rua Aristides Pedroso, no bairro Passo d’Areia, que ficou destruída com a queda de duas árvores, a dona de casa Maria Elizabeth Pedroso, 42 anos, organizava a retirava os móveis, roupas e pertences que resistiram a força do vento. A casa ficou partida ao meio.
– Meu filho chegou a dizer para a gente construir aqui, mas não tem como. Agora a gente vai para a casa de um amigo e ver o que vamos fazer depois – contou Maria.
Mesmo com o medo de uma nova tempestade, a dona de casa passou a noite com o marido no cômodo que não foi atingido pela chuva. Os outros moradores foram para a casa de vizinhos. Segundo a Defesa Civil, desde quinta-feira mais de 26 mil metros quadrados de lonas foram distribuídos pela prefeitura.
COMO AJUDAR
Desde a manhã de ontem, doações e cadastros para recebimento de materiais de limpeza e alimentos não perecíveis estão sendo feitos na sede do 4º Comando Regional de Bombeiros, que fica na Rua Coronel Niederauer, no Bairro Patronato. Por enquanto, não é necessário doar móveis nem roupas. Informações pelo 193.
RECONSTRUÇÃO
A Região Oeste de Santa Maria foi a mais atingida, segundo a prefeitura. Muitos pontos da cidade ainda estão sem energia elétrica. No bairro Nova Santa Maria, na manhã desta sexta-feira, a RGE Sul trabalhava no restabelecimento da luz em residências. Segundo a prefeitura, a Região Oeste de Santa Maria foi uma das mais atingidas.
No Alto do Boa Vista, uma família ficou sem o telhado de toda a casa. Nicolau Stello, 55, e a esposa Helena Machado Stello, 53, dormiam quando o vendaval levou toda a cobertura da casa. Para Helena, a morte passou perto do casal.
– Não caiu nada na nossa cabeça. Não morremos por um detalhe – disse Helena.
No lugar das telhas que voaram para o quintal e chegaram no outro lado da rua, panos e tapetes estão fazendo a cobertura da residência. Nicolau ainda não calculou os custos do prejuízo.
– A sorte é que nós temos seguro. Não sei se vai cobrir, mas temos – comentou.
No posto de gasolina da Avenida Nossa Senhora das Dores, a cobertura caiu causando estrago em três veículos. Na manhã desta sexta-feira, máquinas trabalhavam na recuperação da estrutura. De acordo com o proprietário, a parte danificada do teto será retirada e a parte que resistiu será revestida.
POSTOS DE SAÚDE
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Santa Maria, seis postos de saúde ainda estão sem luz. Por conta disso, em algumas unidades de saúde, apenas atendimentos de emergência estão sendo realizados. Confira, abaixo, a situação dos postos:
– Centro Social Urbano: já substituíram o poste, mas estão esperando a RGE para fazer a ligação da energia elétrica
– Arroio Grande: ainda não retornou a luz em Arroio, mas São Marcos já normalizou
– São Valentim, Boca do Monte e Santa Flora: sem luz. Conforme escala, o atendimento hoje pela manhã é feito em São Valentim e segue sendo feito
– Saúde Mental – Casa 13: falta instalarem cabos de alta tensão na esquina da Pinheiro Machado com Riachuelo
– Roberto Binato: sem luz. Atende as urgências e faz o acolhimento de pacientes
– CAPS Caminhos do Sol: sem luz, mas mantém os atendimentos individuais
– São José: sem luz, mas mantém os atendimentos normalmente
VÍDEOS: um cenário de destruição
ESCOLAS MUNICIPAIS
Das 25 escolas que haviam sido afetadas pela tempestade ontem, apenas quatro ainda estão com as aulas suspensas. Conforme a prefeitura, as instituições seguem sem aulas nesta sexta-feira e, também, na próxima segunda-feira:
– Sinos de Belém
– João Hundertmark
– Ângela Tomazetti
– Casa da Criança
SEM LUZ
Depois da tempestade, 115 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em Santa Maria. Até o começo da tarde desta sexta-feira, o número de clientes sem luz havia baixado para 18 mil. A RGE Sul seguia trabalhando na normalização do serviço, mas não há previsão de quando toda a energia elétrica será restabelecida na cidade.